quarta-feira, 19 de maio de 2010

SUCESSO NA BUSCA DE SEU NOVO EMPREGO I I I

SUCESSO NA BUSCA DE SEU NOVO EMPREGO III


– Auto-avalie-se

Auto-avaliar-se não é, obviamente, tarefa das mais fáceis. Isto porque, ao fazê-lo, corremos o risco de subestimar ou superestimar nossas realizações, falíveis humanos que somos. Necessário se torna, portanto. Que nos conscientizemos de que, se temos méritos e deméritos – que todos nós os posuimos – precisamos, antes de mais nada, desenvolver em nós mesmos a capacidade de identificá-los, dando início, a partir deste momento, a um processo que nos possibilite eliminar ou minimizar nossos pontos negativos, robustecendo os positivos, e caminhando, assim, a passos largos, no sentido de nosso aprimoramento, quer como pessoas, quer como profissionais.

Ao longo de nossa atividade de recrutamento e seleção de profissionais, inclusive do nível executivo, assim como dos vários anos durante os quais contatamos os mais variados tipos de pessoas, de diversas faixas etárias, classes e níveis sociais, identificamos um sem numero de falhas comportamentais, atitudes, posturas e prática de vícios que, sobretudo quando cometidas por profissional em busca de seu novo emprego, certamente contribuirão decisivamente para que não obtenha, com o agravante de que ele próprio não chega a ser dar conta das falhas cometidas !...

O profissional que se dispuser, assim, a se entregar a um constante processo de aprimoramento terá, obviamente, que adotar como ponto de partida a auto-avaliação, primeiramente como pessoa e, a seguir, como profissional. E se o fizer, com o firme propósito de não largar a tarefa em meio, certamente verificará, em curto prazo, quão diferente se tornou e quanto se valorizou no mercado de trabalho.


Entendemos que o homem, genericamente falando, como profissional e como pessoa, pode ser comparado a um frasco de perfume. Não basta que o perfume seja de boa qualidade, é importante que sua embalagem seja bonita e atraente. Assim é o profissional quanto à indumentária que usará ao ser entrevistado.
Conhecemos muitos executivos profissionalmente eficientíssimos, portadores de invejáveis títulos universitários, dominando vários idiomas, mas cuja aparência física muito deixa a desejar. Reúnem em si a tese e a antítese, verdadeiros perfumes da melhor qualidade encerrados em péssima embalagem .

É bem verdade que os hábitos e costumes mudam com o tempo, o que hoje acontece com assustadora velocidade. Há poucos anos pretendia-se que o homem se barbeasse diariamente e barba crescida, em especial a mal tratada, podia resultar na preterição do candidato. Hoje é usual a barba crescida e mal tratada. No passado, candidata não podia comparecer a entrevistas com calças compridas, recomendando-se que fosse de vestido ou costume. Hoje essa exigência já não existe. Em muitas empresas, profissionais que durante a semana usam gravata e paletó às sextas-feiras vão de traje esportivo. Portanto, quando convocado para entrevista o candidato deverá obter uma “dica” de quem lhe telefonar...Em capítulo futuro falaremos sobre o “ Processo Técnico de Avaliação do Profissional, importante etapa deste trabalho.

SEU CURRÍCULO

Gostaremos de poder cadastrar seu currículo. Poderá enviá-lo para:- executivonota10@gmail.com, mencionando no retângulo “assunto” sua área de atuação.
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário